Páginas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

E a nintendo? Porque?


Hoje o que todos sabemos, é que a Nintendo resolveu por o pé atrás nessa geração de vídeo games (PS3, X360, Wii), mas pararmos para analisar, a Nintendo sempre fez isso, por algum motivo a Nintendo sempre mantem um passo atrás da concorrência,  para vermos isso melhor, vamos voltar no tempo:





1983 – NES (Nintendo Entertainment System)


 O bom e velho nintendinho, foi praticamente o inicio dos tempos “videogamisticos” da humanidade, não vou discutir muito sobre ele, porque de fato, não tinha la muito como ele fica com o pé atrás nesse... mas taí por causas históricas.




1990 – SUPER NES


Nessa época com certeza todos lembram daquela grande rivalidade Nintendo e SEGA, mas apesar disso, a Nintendo não estava tão atrás da competição, porém ainda sim as capacidades de som do SUPER NES, eram de fato inferiores ao do Mega Drive (GENESIS).









1996 – Nintendo 64

Talvez alguns já conheçam essa história, mas vale lembrar...
Muito muito tempo atrás, numa terra não tão distante, a Sony e a Nintendo fizeram um acordo, para desenvolver um vídeo game revolucionário, que funcionasse a partir de mídias de disco, a ideia em princípio, era genial, mas já de tempos antigos, a Nintendo não gosta nada da Sony (diz-se que houve aí um acordo que fazia com que a Sony levasse a melhor na venda dos jogos para esse novo console do que a Nintendo), e a Nintendo acaba decidindo por romper o contrato...
Logo, com o projeto quase pronto a Sony decide seguir adiante com o ele, e por fim dá o nome do novo console de Playstation, a Nintendo então se junta com a Philips e decide continuar o projeto usando o velho sistema de Cartuchos, mas garante um passo a frente usando um sistema de 64 Bits, nascendo o Nintendo 64, apesar de todo o alarde sobre 64 bits, o Playstation com o poderoso leitor de mídias, conseguia streamings excelentes de vídeos em ótima definição, assim como um excelente áudio output, que deixava o Nintendo 64 bastante diminuído.


2001 – Gamecube


Gamecube veio para rivalizar grandes inimigos, como o Dreamcast (com sua prematura morte) Xbox, o novo  xodó dos americanos e o Playstation 2 que já tinha conseguido mais do que um mercado, conseguiu uma revolução.
Assim como o Nintendo 64. A Nintendo já estava perdendo força quanto a quantidade de softhouses que ainda mantinham parceria com ela, tendo a maioria delas se aliado ao Playstation, e muitas outras ao Xbox, a Nintendo acabou sobrevivendo, em geral dos próprios jogos(que incrivelmente foi o bastante).
Porém, a Nintendo com seu Gamecube decidiu não usar o típico DVD e sim miniDVDs, assim sendo o único console a não rodar DVD-Videos, e com uma capacidade de armazenamento menor para os jogos.
O Dreamcast nessa era, começou uma grande revolução de jogos online no console, onde PS2 e Xbox seguiram firmemente nesse mercado (em especial o Xbox) porém a Nintendo decidiu por seguir. Um caminho de jogos offline, isso influenciou bastante para o sucesso da Nintendo para com o público hardcore.





2006 – Nintendo Wii

O famoso Nintendo Wii, que chamou muito atenção, mas com a capacidade gráfica notávelmente inferior a competição, e ainda por cima, entre todos os outros tem o sistema online mais simplório, o wii tentou pegar o público menos hardcore e mais casual, mas mesmo assim a falta de uma porta HDMI fez os jogos ficarem bastante atrás com a tecnologia atual.









A Nintendo por algum motivo, sempre resolveu manter um passo atrás da concorrência, mesmo que não seja necessário, como o HDMI no Wii que seria facilmente implementado, ou serviços online para o Gamecube, a Nintendo tende a resistir a evolução das coisas, mesmo ela própria ser responsável por muita das evoluções no mundo dos games, não me entendam mal, sou um grandíssimo fã da Nintendo, mas só queria frisar aqui, essa inexplicável vontade da Nintendo de aprimorar certos fatores igual a concorrência, talvez por uma maneira de se destacar e diferenciar-se dos outros, mas se esse for o caso, porque fazer de maneira negativa?

3 comentários:

  1. Nunca fui muito fã da nintendo apesar de ter tido um nintendo 64 por um tempo, eram poucos os jogos que gostava e os melhores eram muito caros na época... e nunca gostei do controle dele... muito ruim a adaptação e muito confuso de controlar mesmo depois de um tempo de prática... sem contar que era um dos controles mais fácil de quebrar aquela alavanca de comando central... Se ela resolver inovar que mude o controle tambem, porque tambem não gostei do controle do GAME CUBE... só.

    ResponderExcluir
  2. Sempre prefiri os jogos da Nintendo em comparação aos de outros consoles, sempre achei que os melhores jogos eram da nintendo...

    ResponderExcluir
  3. Nintendo é Divertido
    Xbox é Online
    PS3 é Gráficos

    :P

    ResponderExcluir